Desafio Logístico na Distribuição: Otimizando Recursos para Resultados Eficientes

No universo da distribuição, enfrentamos um desafio crucial: a logística. Como podemos extrair o melhor proveito dos recursos disponíveis, desde caminhões até mão de obra para separação de mercadorias e roteirização para a entrega aos clientes? Enfrentar o desafio logístico é fundamental para otimizar as operações e alcançar eficiência nas vendas.

No ciclo do pedido de venda, deve haver uma análise detalhada de todas as etapas do processo. O caminho percorrido inicia-se com o pedido pelo portal SFA, seguido por análises comerciais, de crédito, disponibilidade de estoque, geração e roteirização, culminando na separação da mercadoria, carregamento do caminhão e a tão esperada entrega ao cliente.

Como resposta a esse desafio, a Marson, reconhecendo a importância da eficiência logística buscou o apoio do Disbrav, visando melhorar não apenas a logística, mas todo o ciclo de venda

Identificando Oportunidades: A Alocação Inteligente de Recursos

Com o suporte do Disbrav, identificamos áreas cruciais para aprimoramento na alocação de recursos. A análise contábil revelou que gastos com combustíveis, depreciação e manutenção dos caminhões, assim como custos com motoristas, representam um percentual significativo do custo operacional total. Diante disso, surge a necessidade premente de uma melhor alocação desses recursos, tornando a frota de mais de 100 caminhões eficiente no atendimento a clientes, pedidos de venda e roteirizações.

Três Pilares para a Eficiência Logística: Estratégias Inovadoras

  1. Nova Ferramenta SFA: Portal de Eficiência Comercial
    • Implementaremos um novo Portal SFA para a equipe comercial, permitindo ajustes nos pedidos mesmo após o envio, eliminando a necessidade de sincronização apenas no dia da roteirização.
  2. Reestruturação do Telemarketing: Aproveitando Capacidades Locais
    • O setor de telemarketing será reestruturado, gerando listas de clientes atendidos com base na capacidade dos caminhões, maximizando o aproveitamento nas rotas.
  3. Setor de Novos Mercados: Expandindo e Reengajando Clientes
    • A implantação de um setor dedicado a novos mercados, mapeando leads e clientes para estratégias via CRM, abrirá portas para novos clientes e reengajará aqueles que estiveram inativos por um período determinado.

Estratégia em Ação: Transformando Desafios em Oportunidades

Apresentamos essas estratégias à Marson, desenvolvendo projetos personalizados para atender às suas necessidades específicas. A implementação do plano de ação elaborado pelo Disbrav visa otimizar a capacidade logística, diluir custos fixos e maximizar a eficiência dos recursos disponíveis. Ao resolver o desafio logístico, não apenas a logística é aprimorada, mas todo o processo de vendas se beneficia, gerando impactos positivos nos resultados finais da empresa.

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