CASES DE SUCESSO

Pirecal otimiza alocação de custeio por absorção nas jazidas de calcário e brita para análise precisa da margem contribuição

Case 3

Pirecal

Desafios:

A Pirecal enfrentava o desafio de aprimorar o processo de alocação dos gastos gerais de fabricação e mão de obra em suas jazidas de calcário e brita. Era essencial adotar um modelo de alocação de custeio por absorção que utilizasse o critério de alocação por esforço para uma distribuição mais precisa dos custos.

Solução:

Através da parceria com a Chaus, a Pirecal implementou melhorias significativas no setor industrial e de manutenção de equipamentos. O objetivo era possibilitar a alocação mais eficiente dos gastos gerados no processo de industrialização das jazidas, permitindo uma visão mais clara e assertiva dos custos envolvidos em cada uma das três plantas industriais.

Resultado:

Com a nova abordagem de alocação baseada no critério de alocação por esforço, a Pirecal alcançou uma distribuição mais justa dos gastos gerais de fabricação e mão de obra para cada produto industrializado. Isso possibilitou uma análise mais precisa da margem de contribuição, permitindo avaliar o custo do produto vendido de forma assertiva. Além disso, a empresa passou a compreender com maior exatidão o quanto cada produto contribui para a margem de contribuição bruta e, consequentemente, para o pagamento das despesas fixas e variáveis da operação.

Conclusão:

Com a implementação das melhorias na alocação do custeio por absorção, a Pirecal agora tem informações mais claras e detalhadas sobre a contribuição de cada produto industrializado nas jazidas. Essa visão aprimorada da margem contribuição permite tomar decisões mais embasadas, avaliando a viabilidade de continuar fabricando determinado produto. Com uma análise mais precisa dos custos e resultados, a Pirecal está posicionada para otimizar sua operação e fortalecer sua posição competitiva no mercado.

Alcance grandes
resultados para
o seu negócio!

Conheça a
metodologia
da Chaus.