As empresas, em sua maioria, fazem uso de apenas 35% das funcionalidades que os ERP´s oferecem, além disso, as funcionalidades não são utilizadas de maneira correta.
Este é um dado da Chaus Consultoria, compilado em seus 25 anos de experiência com sistemas de gestão. Esta baixa porcentagem é causada por uma implantação que não foi baseada em construir processos aderentes a ferramenta, com isso a ferramenta de gestão é sub utilizada. E isso acontece com todas as ferramentas que são utilizadas pelas organizações desde a Logística ao Força de Vendas, por exemplo. Mas aqui usaremos como exemplo a implantação do sistema de gestão.
As altas cifras, na casa dos milhões de reais, investidas na implantação e manutenção de um sistema de gestão / ERP por vezes não solucionam situações que o ERP é desenhado para resolver, tais como:
- Analisar o resultado do negócio assertivamente.
- Colaboradores utilizando planilhas de Excel.
- Assinaturas no papel para aprovação de compras.
- A contabilidade demora duas semanas ou meses para entregar o resultado.
- Falta de segurança nas informações que recebe.
- Gastos frequentes com suporte.
- Acreditam que o sistema de gestão seja ineficiente.
Estes são alguns custos de um ERP mal utilizado, e todo investimento que não alcança um resultado adequado é um prejuízo.
As insatisfações presentes na gestão das empresas em relação ao ERP podem leva-las a optar por uma segunda escolha cara, a de trocar o ERP, sendo este um prejuízo financeiro mais direto, já que o ideal é avaliar a fundo a origem do problema. Um questionamento que devemos fazer quando enfrentamos desafios com o ERP: Nós entendemos e utilizamos os conceitos padrão nos quais a estruturação do ERP é moldada? Será que o problema esta no sistema de gestão ?
Entendemos que o objetivo da utilização e um ERP e/ou sistema de gestão em uma organização é mostrar ao gestor e sócios o lucro no negócio, qual produto da mais margem contribuição, que unidade de negocio traz mais resultado. O ERP deve entregar essas informações aos gestores da empresa.
Qual melhor lugar para poder avaliar a empresa? Sem dúvida nenhuma a contabilidade . (ver figura 1 ).
A contabilidade é a linguagem universal do mundo , em qualquer pais quando você lê um balanço ou uma DRE, você entende como está o resultado operacional daquela organização. O ERP tem como principal objetivo entregar o resultado contábil com uma visão gerencial e estruturada da forma mais rápida possível, para que os gestores possam tomar as decisões necessárias de forma assertiva para melhorar o resultado da empresa no próximo período.
O setor contábil depende totalmente dos outros setores da empresa para chegar ao resultado da organização. Todos os setores, compras, faturamento, comercial, projetos ou financeiro, por exemplo, precisam executar suas atividades de forma correta, segundo as boas práticas de mercado e utilizando a melhor forma o conceito do ERP. Sendo assim, é necessário avaliar e melhorar os processos e políticas de cada setor objetivando implementação de melhorias . Fazemos isto elaborando fluxos e aplicando o conceito de BPM e treinando os colaboradores nestes BPM´s , processos e políticas aprovadas (Ver figura 1)
Então é o entendimento da aderência do processo a ferramenta somada as integrações entre os setories e módulos que fazem uma constroem uma boa utilização do ERP.
Disbrav – Auditoria e análise de aderência dos processos e nível de utilização do ERP.
O que fazemos ?
Para entender qual o nível de utilização do ERP / Sistema de gestão na sua empresa a Chaus criou o produto Disbrav, onde vários clientes já contrataram essa consultoria e trazemos resultados reais e melhorias nos processo internos da empresa e aproveitar melhor a utilização das funcionalidades do seu ERP / Sistema de gestão
Como fazemos ?
Baseado no organograma da empresa e estrutura de centro de custos, a Chaus entende como a empresa está estruturada. São aplicadas entrevistas e auditorias nos diferentes setores da empresa, baseado nas entrevistas elaboramos uma Matriz SWOT onde identificamos os fatores internos (forças e fraquezas) e fatores externos ( Oportunidades e ameaças) de cada setor. Esses quatro fatores são cruzados para elaborar um plano de ação no formato 5W2H de cada fraqueza e ameaça para mitigar e minimizar as mesmas. Para cada item do plano de ação entregamos um projeto analítico com as etapas, entregas e cronograma de cada setor da empresa. Em posse desses documentos fazemos uma auditagem.
A seguir vídeo demonstrando as entregas do Disbrav.
Quais são os ganhos na contratação do Disbrav ?
- A sua empresa terá uma visão de fora da Chaus, uma consultoria 25 anos de experiência
- Visão estratégica do Negócio da empresa. Matriz SWOT e Plano de ação
- Planejamento a longo prazo baseado nos projetos apresentados
E no caso da contratação do Disbrav e na execução do plano de ação e projetos apresentados 100% do valor investido retorna para a empresa em horas de consultoria
Entre em contato conheça nossos cases de sucesso do Disbrav e usufrua todas as funcionalidades do seu sistema de gestão. Vamos melhorar os processo da sua empresa ?