Alocar os gastos gerais de fabricação e mão de obra nos produto

Foto mostrando uma linha produtiva

Alocar os gastos gerais de fabricação e mão de obra nos produtos é uma grande e recorrente dor nas industrias. Na Belive não foi diferente, esta era a dor e necessidade do Samuel Sa diretor da empresa quando procurou a Chaus para poder analisar, auditar e trazer uma solução para a empresa.

Baseado nesta necessidade, por meio do Disbrav, uma auditoria de otimização operacional da Chaus, realizamos uma auditoria para analisar e criar a melhor estratégia. A análise identificou que o ERP utilizado pela empresa, o ERP TOTVs RM®, não atenderia a necessidade de alocação do gasto geral de fabricação e mão de obra nos produtos industrializados.

A estratégia e visando melhor custo beneficio e aderência ao segmento de alimentes sugerimos a Belive migrar do ERP TOTVs RM® para o ERP TOTVS Protheus®. Com isso seria possível aproveitar o investimento já feito em licenciamento já que o Protheus® atenderia a necessidade identificada, visando melhor custo-benefício.

Para garantir a aderência do processo ao ERP o primeiro passo é o desenho do BPM que chamamos de Fluxo Ideal. Assim foi feito na Belive, desenhamos o fluxo ideal aderente ERP TOTV Protheus® para os setores de Compras, Comercial, financeiro, Industrial, contábil e fiscal. Tomando como base os fluxos foi definida a melhor estratégia de implantação do Protheus® dentro da empresa.

A Chaus acredita que a contabilidade é a melhor ferramenta de tomada de decisão e em paralelo estruturamos o modelo contábil ideal para a Belive que permite a análise do resultado operacional da empresa.

Nas indústria de alimentos que fornecem seus produtos para rede de supermercados tem um grande desafio: Analisar a margem bruta de cada produto vendido. Além disso é necessário verificar se a venda é sadia e se a margem bruta está acima do ponto de equilíbrio

Este desafio é devido a que essas grandes redes de supermercado cobram dos seus fornecedores para colocar os seus produtos na prateleira dos supermercados, eles chamam de verbas de fornecimento, tem verba para inauguração de loja, verba de volume comprado, etc.

O Modelo contábil proposto a direção da Belive e que foi implementado e entrou em produção em 2024, visa a partir da contabilidade analisar a margem de contribuição por rede de supermercado, linha de produto e canal de venda. Será possível por exemplo extrair uma DRE e analisar a margem Bruta por rede de supermercado

A alocação de gastos nos produtos foi resolvida com o modelo de alocação por absorção, usando o critério de alocação por esforço. O projeto iniciou em junho de 2023, e a migração para o ERP TOTVS® Protheus ocorreu em janeiro de 2024. Agora, a Belive está melhor equipada para analisar resultados e tomar decisões informadas.

Mais Lidas

Alcance grandes
resultados para
o seu negócio!

Conheça a
metodologia
da Chaus.