Otimização de Custo de Industrialização: Estratégias e Resultados.


O custo de industrialização é uma peça fundamental para empresas agrícolas. Não basta saber apenas o custo da extração do Calcário, beneficiamento de sementes ou cana de açúcar, é fundamental a alocação eficaz de gastos gerais de fabricação e mão de obra. Este case demonstra a alocação de custos de industrialização com eficiência.

A Pirecal Calcário Agrícola, nosso valioso cliente, opera extração de calcário e brita em três jazidas diferentes e se deparou com alguns dilemas ao questionar o custo de extração de calcário e brita.

Os dilemas eram: Vale a pena continuar a industrialização de brita? Vale a pena continuar industrializando brita? A margem contribuição do calcário está acima do ponto de equilíbrio?

Ao executar o Disbrav na Pirecal, a Chaus focou em analisar e auditar a alocação de gastos, essa análise incluiu um estudo detalhado dos custos na contabilidade. Como resultado, identificamos que combustível, depreciação de máquinas e manutenção representavam mais de 89% do custo de industrialização em cada jazida.

A partir do resultado encontrado revisamos o critério de alocação por absorção, adotando a abordagem de esforço hora/tonelada para refletir a realidade industrial. Assim, identificamos a necessidade de reestruturação dos centros de custos para alinhá-los ao organograma da empresa.

Em 2023, mapeamos uma estratégia baseada na Matriz SWOT e Plano de Ação, com isso definimos projetos para alocar os custos pela metodologia de esforço, parametrizando o ERP TOTVS/Protheus. Por conseguinte em janeiro de 2024, implementamos a nova estrutura de centro de custos e critério de alocação.

Hoje a resposta para a pergunta ” O custo da industrialização do calcário está correto?” é sim. Por meio da alocação por absorção que adota o critério de esforço. Consequentemente a Pirecal poderá implementar o modelo de margem de contribuição, melhorando o resultado operacional por produto, linha, região do IBGE e cliente.

A otimização do custo de industrialização pela Pirecal destaca o impacto positivo de estratégias focadas na alocação eficiente de gastos. Dessa forma ao enfrentar os desafios aplicando o Disbrav, houve a reestruturação de centros de custos e a adoção do critério de esforço na alocação. A partir dessas melhorias a empresa alcançou resultados significativos. Como consequência a Pirecal está agora bem posicionada. Definitivamente, esse percurso ilustra como a integração cuidadosa de estratégias do Disbrav, apoiado uma abordagem analítica, pode conduzir a transformações impactantes no cenário do agronegócio.

Mais Lidas

Alcance grandes
resultados para
o seu negócio!

Conheça a
metodologia
da Chaus.